A importância da avaliação do contrato de experiência nas relações trabalhistas

Darce, 31 de março de 2022

O contrato de experiência é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado. Da mesma forma, o empregado, na vigência do referido contrato, verificará se adapta à estrutura hierárquica dos empregadores, bem como às condições de trabalho a que está subordinado. 

Previsto no artigos 445 e 451 da CLT, ele não poderá exceder 90 dias. O contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
O período de experiência é um momento crucial para qualquer profissional e também para a empresa. Isso porque um candidato pode até se sair bem durante o processo seletivo, mas são necessários alguns meses para definir se ele realmente atende às necessidades do cargo.

Neste período, muitas empresas realizam a avaliação de experiência, que consiste em uma avaliação formal do gestor quanto ao desempenho do novo colaborador. Essa avaliação pode acontecer quando o colaborador completa 30 ou 45 dias de empresa, e novamente no final do contrato.
Nesta avaliação o gestor pontua como está a qualidade do trabalho do colaborador, bem como se possui o domínio dos conhecimentos técnicos, habilidades interpessoais e aquele especificas à sua ocupação. 

Além disso, podem ser avaliados também fatores como pontualidade, respeito aos prazos, regras e hierarquias. A avaliação de experiência é muito importante para a empresa e também para o colaborador. Com ela a empresa tem um procedimento formal onde estabelece que o gestor avalie e acompanhe efetivamente esse novo colaborador, dando todo suporte necessário à sua efetivação. 

Evita manter pessoas que não dão resultados em suas equipes. Desta forma, se a pessoa não apresenta o perfil da vaga, rapidamente é desligada, gerando menos transtornos. Para o novo colaborador a avaliação também é excelente. Desde e o início o colaborador recebe feedbacks sobre seu desempenho, o que reduz sua ansiedade. Quando o gestor deixa claro o que a empresa espera do colaborador, ele pode fazer ajustes em sua conduta e evoluir rapidamente.

Além disso, a avaliação de experiência gera uma conexão entre líder e liderado. Há um senso de propósito e direção, que são primordiais para o sucesso do novo colaborador.

Flaviana Tubin | Analista de Gestão de Pessoas. Graduada em Economia e Direito, desenvolveu carreira na área de Gestão de Pessoas e RH Estratégico.

Crédito imagem: freepik.com

Posts
Relacionados